Se você está em acompanhamento com um profissional oftalmologista e ele tenha passado o exame de topografia corneana, fique tranquilo, pois iremos mostrar com detalhes sobre como ele funciona.
Esse exame é realizado com o objetivo de identificar possíveis problemas na córnea, ajudar na adaptação do uso de lentes de contato e também preparar os pacientes para realizarem cirurgias.
O funcionamento desse exame é bem simples, e ele é importante para ajudar a identificar algumas doenças ou alterações na região ocular.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, continue nos acompanhando a seguir!
Topografia Corneana é um exame realizado para fazer o mapeamento da córnea, a estrutura localizada na parte da frente dos olhos. A partir dessa avaliação, é possível identificar e investigar possíveis alterações.
Essas alterações acontecem na parte superficial do tecido ocular, e podem estar relacionadas ao aparecimento de algumas doenças, como astigmatismo e ceratocone, por exemplo.
Esse exame serve, então, para acompanhar ou diagnosticar doenças da córnea, preparar os pacientes para cirurgias oculares, assim como acompanhá-lo no momento pós-operatório.
O exame de Topografia da córnea também é utilizado para ajudar os pacientes na adaptação do uso de lentes de contato, além de avaliar se os tratamentos nos olhos estão sendo eficientes ou não.
O exame de Topografia Corneana é totalmente indolor, e não traz nenhum tipo de desconforto para o paciente. Ele é feito de forma bem rápida por um técnico, e tem duração de 15 minutos.
Nesse procedimento não é necessário dilatar a pupila ou colocar o equipamento em contato direto com os olhos. Na realização, o paciente aproxima os seus olhos no aparelho e olha para uma figura de vários anéis, conhecidos como Disco de Plácido.
Nesse momento a superfície da córnea é registrada por um software, onde também é processada.
Sobre o preparo e orientações aos pacientes, é necessário não utilizar lentes de contato em um período de 15 dias antes de realizar o exame, limpar bem a região dos olhos com sabonete neutro líquido, não usar maquiagem nos olhos ou cosméticos.
É importante destacar que a Topografia da córnea analisa somente a superfície da córnea, e caso seja necessário observar mais detalhes, é necessário solicitar outro exame.
O resultado do exame de Topografia Corneana fica pronto no mesmo momento, e as conclusões sobre o laudo de Topografia Corneana são feitas pelo médico.
Esse exame pode detectar algumas doenças, como por exemplo:
Essas doenças podem aparecer por conta de diferentes fatores, como genéticos, alguns hábitos e lesões.
Os tratamentos também podem variar, conforme orientação do médico, podendo ser usados lentes para corrigir os olhos, colírio e outros.
O exame de Topografia Corneana é solicitado pelo especialista para fazer o diagnóstico de algumas doenças, ou acompanhá-las, que afetam a córnea do paciente. Dentre elas, podemos destacar o ceratocone, degeneração, miopia, distrofias, erros refrativos, astigmatismo e outros.
Além disso, o exame de Topografia da córnea também é indicado para os pacientes que passaram por cirurgias refrativas recentemente, além daqueles que foram submetidos à cirurgia de catarata ou transplante de córnea.
Para os pacientes que estão começando a utilizar lentes de contato, principalmente aquelas que são mais rígidas, esse exame também pode ser indicado.
O médico oftalmologista pode solicitar esse tipo de exame para avaliar o astigmatismo irregular, avaliar possíveis edemas, opacidades ou cicatrizes na córnea e ter um controle maior para remover os pontos depois de algumas cirurgias.
Todos os pacientes que passam pelo processo de cirurgia refrativa, podem ser avaliados no período pré operatório, onde o exame de Topografia Corneana pode ser solicitado juntamente com outros, para avaliar a superfície da córnea.
Esse exame é feito usando um computador, e o laudo mostra as medições de diferentes pontos dos olhos, para que uma análise seja feita. A partir da tecnologia, é possível prevenir o aparecimento de doenças, além de estudar a córnea.
A Topografia Corneana pode mostrar seus resultados a partir de gráficos, onde os dados ficam armazenados para que nos próximos exames uma comparação seja feita. Assim, é possível analisar a evolução dos tratamentos ou de uma determinada doença.
Esse exame é feito nos dois olhos, e os dados obtidos são para fazer a avaliação da eficácia das cirurgias também. O prazo de entrega é de 7 dias.
O exame de Topografia Corneana pode ser realizado nas unidades da Americas Oftalmocenter no Rio de Janeiro:
Assim como todos os exames de oftalmologia, é importante que sejam realizados por profissionais capacitados e por empresas que sejam especialistas no assunto.
Nossos técnicos e médicos são capacitados para te atender da melhor maneira possível. Agende uma consulta conosco.
Como dissemos, o exame de topografia da córnea é realizado para mapear e observar a superfície da córnea, e então, fazer o diagnóstico de doenças. Ele também é feito com outros objetivos, que já citamos anteriormente.
O equipamento utilizado é o CA 800 - Topcon, que projeta anéis luminosos sobre a córnea, capturando as imagens através de uma câmera de vidro. Todas as informações obtidas são analisadas no computador, e o resultado é exposto em cores.
Agora que você já sabe como funciona o exame de topografia de córnea, saiba que podemos te atender.
Entre em contato agora mesmo e agende seus exames oftalmológicos!
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.