Catarata no olho: o que é, causas e tratamento

Uma doença muito comum entre a população idosa é a catarata, condição que leva à perda progressiva da visão. Porém, a doença pode ser causada por diversos fatores, como diabetes, uso indevido de colírios, medicamentos com corticoides e anabolizantes, traumas, infecção ocular e tabagismo. Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre a Catarata no olho!

O que é a Catarata no olho?

A Catarata no olho é uma doença que atinge o cristalino (lente natural do olho), causando uma opacidade que dificulta a percepção visual. Isso ocorre por conta da perda da transparência do cristalino.

Por ser uma doença progressiva, a catarata surge a partir dos 50 anos na maioria dos casos, tornando a visão ofuscada gradativamente, podendo levar à cegueira nos casos mais graves.

Quais são os tipos de Catarata?

A Catarata no olho é classificada a partir de sua causa. Dessa forma, é possível encontrar diversos tipos da doença:

1. Catarata senil

A Catarata senil está diretamente relacionada à idade. Ela comumente surge após os 50 anos através do processo de envelhecimento do organismo.

Existem 3 varações da catarata senil. São elas:

• Catarata nuclear: desenvolvida no centro do cristalino, cria uma aparência esbranquiçada nos olhos;
  • Catarata cortical: atinge a lateral do cristalino, interferindo na visão periférica;
  • Catarata subcapsular posterior: surge próxima à parte posterior do cristalino e está comumente associada a diabetes ou ao uso de medicamentos como corticoides e anabolizantes.

2. Catarata congênita

A Catarata congênita trata-se da má formação do cristalino, que ocorre durante o desenvolvimento do bebê, podendo atingir um ou ambos os olhos. A doença pode ser identificada após o nascimento por meio do teste do olhinho.

Após o diagnóstico, é extremamente importante a realização da cirurgia para evitar o comprometimento total da visão ou outras consequências futuras.

Além disso, a catarata congênita pode estar ligada a problemas genéticos ou doenças metabólicas e infecções, como a galactosemia e rubéola, além do uso de medicamentos como os corticoides.

3. Catarata traumática

A Catarata traumática pode ocorrer em qualquer pessoa e tem sua causa ligada a uma lesão ou trauma nos olhos, como acidentes, socos, pancadas ou pela penetração de objetos, podendo levar algum tempo para se desenvolver.

4. Catarata secundária

É causada por doenças como o diabetes e hipotireoidismo ou pelo uso de medicamentos como corticoides. Neste caso, é necessário buscar acompanhamento médico para reduzir as chances de desenvolver a catarata.

Quais são as causas e os fatores de risco para a Catarata no olho?

Existem diversos fatores que podem contribuir para a formação da catarata, como:

• Uveíte;
  • Diabetes;
  • Glaucoma;
  • Tabagismo;
  • Alto grau de miopia;
  • Descolamento da retina;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Uso de alguns tipos de medicamentos;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Sintomas da catarata

O primeiro sintoma da Catarata no olho é a visão turva. Além disso, os objetos podem ficar com aspecto amarelado, embaçado ou distorcido. A partir daí, outros sinais podem aparecer, como:

• Estresse e problemas psicológicos;
  • Visão ofuscada em alta incidência de luz;
  • Dificuldade de realizar atividades rotineiras;
  • Dificuldade de locomoção em locais escuros.

Catarata tem cura?

A catarata tem cura. Apesar de ser um processo simples, muitas pessoas acabam optando por não tratar a doença, aceitando a situação e naturalizando a perda da visão.

A cirurgia de catarata é altamente eficaz e apesar de delicada, é um procedimento simples e de rápida recuperação. Através dela, é possível:

• Recuperar a qualidade visual;
  • Melhorar significativa a visão à noite;
  • Ter olhos menos sensíveis às altas luzes;
  • Melhorar a qualidade de vida e a realização de atividades cotidianas.

Como tratar a catarata?

A correção cirúrgica é a forma mais efetiva de se tratar a catarata. Ela remove o cristalino danificado, substituindo-o por uma lente intraocular transparente. Além da catarata, o procedimento é capaz de corrigir problemas refrativos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e a presbiopia, tornando os pacientes independentes dos óculos.

Como é a cirurgia de Catarata no olho?

Para a cirurgia, é utilizado o método da facoemulsificação, onde é utilizado um aparelho ultrassônico (facoemulsificador) para remover o cristalino danificado aspirando-o para remover a catarata, e  assim implantar a lente intraocular.

O processo é totalmente indolor, realizado sobre o efeito de anestesia aplicada com um colírio. Tem a duração de cerca de 20 minutos e uma recuperação rápida, onde os resultados começam a aparecer de forma instantânea no paciente.

Gostou deste artigo? Para mais informações sobre a cirurgia de Catarata, clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento!