O descolamento de retina é doença complexa e ocorre quando ela se afasta de sua posição normal, separando – se do local ao qual normalmente se encontra aderida. Ela fica elevada, sofrendo grandes alterações estruturais e a parte descolada passa a não enxergar. O descolamento geralmente se inicia na periferia da retina e vai aumentando progressivamente até chegar à mácula, quando ocorre uma piora significativa da visão.
As degenerações periféricas de retina associadas ao trauma atuam como os principais fatores de risco para a ocorrência do descolamento de retina. Essas degenerações são áreas muito finas, propícias, portanto, à ocorrência de rasgões (buracos) na retina. É muito grande a associação entre degenerações periféricas, descolamento de retina emiopia. Aproximadamente 40 – 55% de todos os pacientes com descolamento de retina são míopes. Outro fator importante é a história de trauma (pancadas) nos olhos e na face, e é responsável por cerca de 10 – 20% dos casos de descolamento. Por isso, ao diagnosticar a presença de degenerações com risco de provocar descolamento de retina, o retinólogo indica a realização preventiva de fotocoagulação a laser.
O tratamento do descolamento de retina requer a realização de cirurgia. Existem várias técnicas e a escolha vai depender das características e extensão do descolamento e da experiência do cirurgião
Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter
24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.