De acordo com o diagnóstico do paciente, a miopia pode ser classificada como:
Existem graus diferentes de miopia que são medidos em dioptrias. O paciente pode ter maior ou menor dificuldade em enxergar de longe, dependendo do grau da doença.
Ou seja, quanto maior o grau de miopia, maior a dificuldade para enxergar à distância. Por exemplo, uma miopia de 1 dioptria possui diferenças significativas na acuidade visual em relação a de 10 dioptrias
Os graus podem ser classificados da seguinte forma:
A miopia ocorre quando há uma curvatura maior que o normal na córnea ou até quando o globo ocular possui um comprimento muito alongado, fazendo com que a luz seja focada à frente da retina, trazendo um aspecto borrado para objetos distantes.
As causas exatas são desconhecidas. Porém, a miopia normalmente está associada ao fator genético. Ou seja, crianças com pais míopes possuem maior chance de desenvolver a doença.
Outros fatores podem cooperar para o desenvolvimento da miopia, como o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, que pode causar o cansaço dos olhos, se tornando um fator de risco.
São diversos os sintomas que podem apontar para a miopia. Eles podem surgir desde a infância e se desenvolver de forma progressiva. São eles:
Na presença dos sintomas citados, é extremamente importante consultar o oftalmologista para o diagnóstico e tratamento necessários.
Os sintomas de miopia degenerativa podem ser: olho fora da órbita, dificuldade de enxergar à distância mesmo com o uso de óculos ou lente de contato, pupila dilatada, manchas escuras e luzes piscando no campo de visão.
É importante ressaltar que este problema de visão pode avançar de forma rápida se não for tratada da forma devidamente, podendo evoluir para cegueira permanente em casos mais graves.
Para um diagnóstico assertivo da miopia, existem diversos exames que podem ser feitos, como:
Não existe cura para a miopia, porém há tratamento para ela, onde o objetivo é corrigir a visão de forma confortável, mantendo a saúde ocular. Por isso, é importante manter o acompanhamento com um especialista periodicamente.
Além disso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o tratamento e seus resultados. Pois, dessa forma, é possível evitar a evolução do problema de visão.
O tratamento para miopia é feito através do uso de óculos ou lentes de contato que auxiliam no foco dos raios de luz, trazendo a imagem para a retina do olho de forma correta.
O tratamento para miopia permite que o paciente leve uma vida perfeitamente normal, restabelecendo a saúde dos olhos e a boa acuidade visual.
Porém, existe a opção de cirurgia refrativa, feita quando o grau se encontra estabilizado. A cirurgia molda a lente natural do olho, fazendo com que ela volte a focar as imagens no local correto.
Nos casos em que a miopia está estabilizada, a partir dos vinte anos, o paciente pode escolher corrigi-la através de uma cirurgia a laser (LASIK ou PRK) até às 8 dioptrias, conforme for indicado pelo oftalmologista.
A miopia também pode ser corrigida em pessoas com idade entre 45 e 50 anos, através da implantação de lentes intra-oculares multifocais colocadas no saco capsular após a facoemulsificação.
Embora nem todos os pacientes sejam indicados para esse tipo de tratamento, os resultados são ótimos, sendo um procedimento de baixo risco e recuperação garantida.
No caso de existir miopia e astigmatismo, a cirurgia é feita simultaneamente, corrigindo os dois erros refrativos de uma só vez.
Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais para aprender mais sobre: Facebook, Instagram e YouTube.
Nosso comprometimento é oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno. Além disso, nossos profissionais estão sempre se atualizando em busca dos melhores procedimentos. E para entregar os melhores resultados, buscamos equipar nossas unidades com tecnologia de última geração.
© 2024 Americas Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.