A córnea é a porção mais anterior e transparente do olho, através dela entram os raios de luz no mesmo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças infecciosas que afetam a córnea são responsáveis por 25% das causas de cegueira no mundo. Outras doenças da córnea também podem ser citadas, entre elas as distrofias, as degenerações e as úlceras.
É um conjunto de doenças que se caracterizam pela perda progressiva da transparência da córnea sem a existência de inflamação. A consequência desta perda de transparência é a diminuição da visão, de grau variável, dependendo da extensão da zona afetada. Este grupo de doenças, em sua maioria é de caráter genético. Os primeiros sintomas podem aparecer entre os 10 e os 40 anos de idade, são bilaterais, de evolução lenta e progressiva. Podem ser divididas em 4 grupos, de acordo com a camada da córnea que acometem. O tratamento varia de acordo com o tipo e o comprometimento da visão, e uma opção é a ceratoplastia penetrante (transplante de córnea).
Úlcera de córnea – é uma condição de erosão do epitélio da córnea (camada mais superficial da córnea) que, em algumas vezes pode chegar à perfuração. Geralmente devida a uma infecção provocada por bactérias (causa mais comum), por fungos, por vírus ou pela Acanthamoeba, outras vezes é consequência de uma ferida. Em casos muito raros, a deficiência de vitamina A ou de proteínas pode provocar uma ulceração da córnea. Quando as pálpebras não se fecham corretamente para proteger o olho e umedecer a córnea, podem aparecer úlceras (úlcera de exposição) devidas à secura e à irritação, inclusive sem que exista uma infecção. Os sintomas mais freqüentes são olho vermelho, dor ocular, lacrimejamento, fotofobia, visão borrada. O tratamento varia de acordo com a causa. A úlcera de córnea é caracterizada como uma emergência oftalmológica, pelo risco de perfuração ocular.
Selecione um das opções abaixo para agendar sua consulta na Americas Oftalmocenter
24 horas por dia, 7 dias por semana você pode usar nosso Agendamento Online.